Caracterização

A União das Freguesias de Nogueiró e Tenões situa-se a nascente da cidade de Braga, distando desta cerca de 3 Km, estendendo-se ao longo da encosta do Monte de Espinho e Monte Sameiro, indo do vale do Este ao cume destes Montes.

Faz fronteira com as freguesias do concelho de Braga de Nogueira, Fraião e Lamaçães, S.Vítor, Gualtar, Este, e Espinho e com a freguesia de Santa Cristina de Longos do Concelho de Guimarães.Compreende uma área de cerca de 494 ha.

A freguesia resultante da reorganização administrativa de 2013, mantém as duas paróquias distintas tendo  como orago a Paróquia de Nogueiró São Salvador sendo o de Tenões Santa Eulália. Mantém cada uma das Paróquias festividades próprias sendo que a padroeira de Tenões se realiza juntamente com a evocação de São José no terceiro domingo de Maio e S. Sebastião com uma devoção especial por parte das gentes de Tenões que se realiza a 20 de Janeiro dia do sua festa litúrgica. Em Nogueiró a festa principal realiza-se no primeiro domingo de Setembro evocando Nossa Senhora da Consolação. A 6 de agosto a população da Rua de São Salvador e lugar da Igreja promovem a festa do padroeiro.

Na área geográfica da nova freguesia compreende uma população de 5129 habitantes que formatam 1755 famílias alojadas em 2385 habitações (dados dos censos de 2011).

A freguesia de Nogueiró e Tenões é uma das mais monumentais do concelho de Braga, pois que é na sua área geográfica que se situa o monumental Santuário do Bom-Jesus do Monte ex-libris da cidade de Braga. No entanto para além da celebérrima instância a freguesia possui outros lugares de interesse como o Castro de Nossa Senhora da Consolação com a sua provecta capela, donde se pode apreciar um magnífico panorâma sobre a cidade de Braga e a igreja matriz de Tenões. de arquitetura romanica.

A nível de infraestruturas básicas a freguesia possui uma cobertura de 99% ao nível de rede de água e saneamento, está excelentemente servida por uma ótima rede viária e uma rede de transportes que serve bem as necessidades.

Sendo uma freguesia de expansão urbana com grande atividade comercial e de serviços, mantém uma substancial área rural onde se pratica ainda uma agricultura de subsistência.

A freguesia realiza no Monte de Nossa Senhora da Consolação realiza um festival de Verão denominado CASTRO GALAICO FESTIVAL DE NOGUEIRÓ.

Comments

Add reply

Deixe uma resposta