Caracterização

A União das Freguesias de Nogueiró e Tenões situa-se a nascente da cidade de Braga, distando desta cerca de 3 Km, estendendo-se ao longo da encosta do Monte de Espinho e Monte Sameiro, indo do vale do Este ao cume destes Montes.

Faz fronteira com as freguesias do concelho de Braga de Nogueira, Fraião e Lamaçães, S.Vítor, Gualtar, Este, e Espinho e com a freguesia de Santa Cristina de Longos do Concelho de Guimarães.Compreende uma área de cerca de 494 ha.

A freguesia resultante da reorganização administrativa de 2013, mantém as duas paróquias distintas tendo  como orago a Paróquia de Nogueiró São Salvador sendo o de Tenões Santa Eulália. Mantém cada uma das Paróquias festividades próprias sendo que a padroeira de Tenões se realiza juntamente com a evocação de São José no terceiro domingo de Maio e S. Sebastião com uma devoção especial por parte das gentes de Tenões que se realiza a 20 de Janeiro dia do sua festa litúrgica. Em Nogueiró a festa principal realiza-se no primeiro domingo de Setembro evocando Nossa Senhora da Consolação. A 6 de agosto a população da Rua de São Salvador e lugar da Igreja promovem a festa do padroeiro.

Na área geográfica da nova freguesia compreende uma população de 5129 habitantes que formatam 1755 famílias alojadas em 2385 habitações (dados dos censos de 2011).

A freguesia de Nogueiró e Tenões é uma das mais monumentais do concelho de Braga, pois que é na sua área geográfica que se situa o monumental Santuário do Bom-Jesus do Monte ex-libris da cidade de Braga. No entanto para além da celebérrima instância a freguesia possui outros lugares de interesse como o Castro de Nossa Senhora da Consolação com a sua provecta capela, donde se pode apreciar um magnífico panorâma sobre a cidade de Braga e a igreja matriz de Tenões. de arquitetura romanica.

A nível de infraestruturas básicas a freguesia possui uma cobertura de 99% ao nível de rede de água e saneamento, está excelentemente servida por uma ótima rede viária e uma rede de transportes que serve bem as necessidades.

Sendo uma freguesia de expansão urbana com grande atividade comercial e de serviços, mantém uma substancial área rural onde se pratica ainda uma agricultura de subsistência.

A freguesia realiza no Monte de Nossa Senhora da Consolação realiza um festival de Verão denominado CASTRO GALAICO FESTIVAL DE NOGUEIRÓ.

Comments

Add reply

Deixe uma resposta

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com