Elevador

 

el Funicular do Bom-Jesus

 Localiza-se no Santuário do Bom Jesus do Monte,e é desde 2013 considerado monumento nacional.

Operado pela Confraria do Bom Jesus do Monte, liga a parte alta da cidade ao Santuário, vencendo um desnível de mais de cem metros de altura, e segue um percurso paralelo ao dosEscadórios do Bom Jesus, terminando, na parte mais alta, junto à estátua equestre de São Longuinhos.

Foi construído por iniciativa do empresário bracarense Manuel Joaquim Gomes (1840-1894) com o objetivo de substituir a linha dos americanos de Braga (veículos sobre carris puxados por cavalos), que originalmente se estendia até ao santuário e que tinha de ter a sua tração complementada por bois na íngreme subida em dias de maior afluência.2

O projeto foi da autoria do engenheiro suíço Niklaus Riggenbach que, a partir do seu país enviou todas as indicações necessárias para a execução do projeto e instalação dos equipamentos. Os trabalhos foram iniciados em março de 1880, com colaboração técnica do engenheiro português de ascendência francesa Raul Mesnier du Ponsard que, no local, superintendeu os trabalhos.2 A inauguração ocorreu em 25 de março de 1882 (131 anos).

O seu sucesso foi de tal ordem que, nesse mesmo ano, constituiu-se em Lisboa a Companhia dos Ascensores, que convidou Mesnier para projetar e instalar na capital portuguesa uma série de elevadores, como o da Lavra, o da Glória, o da Bica, o de Santa Justa, e outros —, uma parte dos quais se encontra até hoje em funcionamento.

A campanha de reparações levada a cabo em 1946 utilizou material oriundo do desmantelamento do Comboio do Monte, na cidade doFunchal, na ilha da Madeira

Add reply

Deixe uma resposta