Museu de Nª Sª da Consolação

Com abertura prevista para o próximo período Pascal, o núcleo museológico de Nª Sª da Consolação encontra-se em fase de acabamentos.

Promovido pela Irmandade de Nossa Senhora da Consolação do Monte com o apoio da Junta de Freguesia, destina- se a inventariar, preservar e expor todos os elementos que foram recolhidos e fazem a história, velha de milénios, deste monte actualmente  dedicado à invocação da Senhora da Consolação.

Na verdade o castro que aqui foi edificado por uma tribo Brácara, há cerca de 2500 anos,deixou-nos algumas construções e restos de objectos que atestam a sua presença e que foram sendo delapidados por muitos e muitos anos. O que nos resta desses elementos fazem agora parte do espólio do museu.

Mas o castro de há dois milénios não foi o único facto de importância neste Monte. Em 1517, o povo ergue no seu cimo uma capelinha dedicada a Nossa Senhora que atingiu tal devoção e romaria que foi uma das festas principais e mais importantes do concelho de Braga. Em 1 de Maio do ano de 1617 é criada a primeira confraria e publicados estatutos, cuja reforma feita em 1828 chegou até nós.

Para além daquilo que representa, este espaço para as gentes desta terra, a confraria quer marcar com a sua abertura a comemoração dos 500 anos da edificação da capela e os 400 anos da Irmandade.